segunda-feira, 17 de agosto de 2015

HISTÓRIA DA BICICLETA


Apesar de alguns autores defenderem que Leonardo da Vinci, ou um seu discípulo, concebeu um projeto muito semelhante à bicicleta tal como a conhecemos, a legitimidade histórica do desenho do Codex Atlanticus é muito contestada e mesmo considerada como fraude. 

Na China a invenção da bicicleta é atribuido ao antigo inventor chinês Lu Ban, que nasceu há mais de 2.500 anos atrás. Em 1680, Stephan Farffler, um alemão construtor de relógios, projetou e construiu algumas cadeiras de rodas tracionadas por propulsão manual através de manivelas, mas o certo é que o alemão Barão Karl von Drais pode ser considerado o inventor da bicicleta, pois, em 1817 ele implementou um brinquedo que se chamava celerífero, desenvolvido pelo Conde de Sivrac em 1780. 

O celerífero fôra construído em madeira com duas rodas interligadas por uma viga e um suporte para o apoio das mãos e destinava-se apenas a tração utilizando-se dos pés quando o "velocipedista" postava-se na viga de madeira. O Barão Drais instalou em um celerífero um sistema de direção - guidão - que permitia fazer curvas e com isto manter o equilíbrio da bicicleta quando em movimento, além de um rudimentar sistema de frenagem. 

O sucesso foi tanto que em abril de 1818, o próprio Barão Drais apresenta seu invento no parque de Luxemburgo, em Paris, e meses mais tarde faz o trajeto Beaune - Dijon, na França. Drais patenteou a novidade em 12 de janeiro de 1818 em Baden, Paris e outras cidades européias. Mesmo sendo um avanço para a época, seu "produto" não tornou-se popular e o Barão foi ridicularizado e seu projeto o tornou um homem falido.

Em pleno século de revoluções industriais e científicas como foi o século XIX, não demorou muito para a draisiana ser modificada e melhorada. Poucos anos se passaram, após o registro de Drais, e o "veículo" foi apresentado em uma estrutura de ferro e também recebeu uma sela, melhorando em resistência e conforto.

No dia 20 de abril de 1829 aconteceu a primeira competição que se tem conhecimento utilizando-se do veículo de duas rodas da época. Neste dia, competiram 26 draisianas percorrendo 5 quilômetros dentro da cidade de Munique .

Em 1839, o escocês Kirkpatrick Macmillan adapta ao eixo traseiro duas bielas ligadas por uma barra de ferro. Isto provocou o avanço da roda traseira, dando-lhe maior estabilidade e possibilidade de manuseio e manejo rápido. Com esse mecanismo a bicicleta ficou mais segura e estável, pois nas curvas evitava o antigo jogo do corpo para o lado oposto ao movimento a fim de manter estável o equilíbrio, já que o equipamento em si era bastante pesado.

No ano de 1855 o francês Ernest Michaux inventa o pedal, que foi instalado num veículo de duas rodas traseiras e uma dianteira. Os pedais eram ligados à roda dianteira, e o invento ficou conhecido como velocípede, palavra oriunda do latim velocidade e pé ou velocidade movida a pé. Alguns consideram-no a primeira bicicleta moderna, e na verdade ficou sendo chamado de triciclo posteriormente.

A prefeitura de Paris criou, em 1862, caminhos especiais nos parques para os velocípedes para não se misturarem com as charretes e carroças, dando assim origem às primeiras ciclovias, pois era comum alguns acidentes, rotineiramente os animais das charretes e carroças assustavam-se, causando sustos e ferimentos aos condutores. No mesmo ano, Pierre Lallement viu alguém andando com uma draisiana e teve a ideia de construir seu próprio veículo, mas com a adaptação de uma transmissão englobando um mecanismo de pedivela giratório e pedais fixados no cubo da roda dianteira. Ele então acabou criando a primeira bicicleta propriamente dita depois que mudou-se para Paris em 1863.


Engrenagem Ligada a Corrente de Tração
Os velocípedes do início da segunda metade do século XIX tinham os pedais fixos ao eixo da roda da frente que era, portanto, simultaneamente motora e diretriz. 

A velocidade de deslocamento dependia exclusivamente da aceleração rotativa dos pedais e o desejo de obter maior rendimento levou os construtores a procurar um recurso que favorecesse a ação mecânica do velocipedista. 

A solução mais fácil foi o aumento do diâmetro da roda motora, levando ao aparecimento, em 1874, da "grande bi" ou "biciclo", com rodas desiguais, ou seja, uma que atingia um diâmetro de um metro e meio e a de trás reduzida ao mínimo necessário para garantir o equilíbrio.

A partir da década de 1870, os progressos foram rápidos e consecutivos. Em 1877 os pedais passaram a funcionar na base do quadro, presos a uma engrenagem dentada que uma corrente ligava ao eixo da roda traseira por intermédio doutra engrenagem de menor número de dentes (um sistema on-line de transmissão), assegurando assim, a multiplicação variável conforme as dimensões relativas das duas engrenagens.

Em 1890 aparecia, na Inglaterra, um aparelho chamado "cripto", cujas principais alterações consistiam na presença de rolamentos sobre esferas nos pedais e na aplicação de câmaras de ar às rodas, pois antes, as rodas dos velocípedes não passavam de aro metálico ou de madeira, recoberto, em sua periferia, de borracha maciça destinada a amortecer os choques e ressaltos nos acidentes do caminho. 
A roda tubular em borracha com uma "alma" contendo ar comprimido foi uma invenção do veterinário escocês Dunlop.

O Início da Fabricação em Série
Pierre Lallement, um francês fabricante de carrinhos de bebês, entrou com a primeira patente de um modelo de velocípede nos Estados Unidos em 1866, fabricando algumas unidades, porém, sem muito sucesso. 
Lallement vendeu sua patente e os projetos para os irmãos Oliver que se associaram ao ferreiro Pierre Michaux para fundar, na França, a empresa Michaux and Company, em 1875. 
Assim nasceu a primeira indústria de bicicletas consolidada pelo mercado consumidor, pois as mesmas tornaram-se uma mania em Paris.

Pneu
Entre o final da década de 1880 e 1900, o mercado de peças e acessórios em torno da bicicleta cresceu. 
Um importante passo para a segurança e o conforto dos "bicicletistas", foi no desenvolvimento e produção do pneu. 
Em 1888 John Boyd Dunlop patenteou o pneu com câmara de ar e pouco tempo depois, em 1891, Edouard Michelin, Francês, aparece nas competições com seus pneus sem câmara de ar.

Fonte:  Wikipedia 



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quinta-feira, 30 de julho de 2015

IGARAPAVA - LEBLON


»  IGARAPAVA - Leblon

Localizado em um dos mais nobres endereços do Leblon. 
Prédio de luxo com acabamento de primeira qualidade.


Opção para quem tem bom gosto e prefere as melhores
oportunidades que a vida oferece. 


Beleza, conforto e status em Ponto Nobre. Você merece!
Próximo da Praia, comércio e todas as facilidades.


Tudo o que você espera de um empreendimento. 

Aproveite esta oportunidade.



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quinta-feira, 9 de julho de 2015

SÍTIO FANTÁSTICO ENTRE TERESÓPOLIS E FRIBURGO


EXCELENTE ÁREA PARA INVESTIMENTO
OU PARA MORADIA!!
SÍTIO FANTÁSTICO EM TERESÓPOLIS 

São 4,5 alqueires.
(aproximadamente 220.000 metros quadrados),
com arruamento em toda propriedade,
100% cercada e demarcada. 



 ÓTIMA OPORTUNIDADE PARA CONSTRUIR UMA POUSADA!!
O LOCAL OFERECE INÚMEROS PONTOS PAISAGÍSTICOS.


 OUTRA OPÇÃO SERIA ALÉM DA POUSADA,
CONSTRUIR UM RESTAURANTE
SERVINDO ALIMENTOS NATURAIS,
POIS O LOCAL É REPLETO
DE PLANTAÇÕES.


O sitio possue 2 nascentes, cachoeiras, moinho inativo, 

pomar, plantações de hortaliças com irrigação, 

bananal, depósitos, bosque, área de pasto 

e três casas de colonos. 


Uma das belíssimas cachoeiras!!


Plantações por todos os lados.




Casa Sede com quatro quartos sendo 1 suíte,
sala com varanda, banheiro social,
cozinha, área de serviço, e jardim. 


DUAS NASCENTES E CACHOEIRAS


Vista deslumbrante para a Mulher de Pedra.

Acesse o site e veja mais detalhes e fotos.
 SÍTIO FANTÁSTICO ENTRE TERESÓPOLIS E FRIBURGO
 

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PASSAPORTES DOS MUSEUS CARIOCAS


*MAIS UMA EXCELENTE IDÉIA CARIOCA*

A partir de amanhã dia 10/7 o MAR voltará a distribuir os Passaportes dos Museus Cariocas. 

Cada pessoa tem direito a retirar um passaporte em nossa bilheteria, que funciona das 10h às 17h.
A partir do dia 10 de julho, o MAR volta a distribuir o Passaporte dos Museus Cariocas. 

A gratuidade no MAR para os portadores do Passaporte será aos domingos de 2015. Cada Passaporte pode receber apenas um carimbo do MAR. Ou seja, cada passaporte dá direito a um ingresso gratuito para visitar o MAR no domingo.

Ao solicitar a gratuidade com o Passaporte, o visitante deve estar com o Passaporte preenchido (Nome, RG e E-mail).


O Passaporte dos Museus Cariocas é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus e a Prefeitura do Rio, por meio do Comitê Rio450.

Com o passaporte, a população poderá visitar gratuitamente 43 dos mais importantes museus e centro culturais da Cidade em dias específicos. 


Além de integrar as instituições envolvidas, o Passaporte dos Museus Cariocas cria uma dinâmica lúdica e atraente para estimular a visitação.

A exemplo do documento de identificação internacional, o passaporte será carimbado a cada museu ou centro cultural visitado, no espaço reservado à instituição. 


No Passaporte dos Museus Cariocas, o público encontra a lista completa das 43 instituições participantes e os dias da semana em que cada uma poderá ser visitada gratuitamente. Válido ao longo do ano do jubileu de 450 anos, o passaporte “expira” no último dia de 2015.

O calendário comemorativo dos 450 anos prossegue até março de 2016.


Os Passaportes também estão disponíveis gratuitamente nos seguintes pontos:

Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro

Museu Aeroespacial
Av. Marechal Fontenelle, 2000 – Sucalap – Rio de janeiro

Museu da República
Rua do Catete, 153 – Catete – Rio de Janeiro

Museu Nacional de Belas Artes
Av. Rio Branco, 199 – Centro – Rio de Janeiro

Sítio Roberto Burle Marx
Estrada Roberto Burle Marx, 2.019 – Barra de Guaratiba

Museu Imperial
Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis, RJ

Museu de Arte do Rio 
Praça Mauá, 5, Centro 
CEP 20081-240 
Rio de Janeiro/RJ
(21) 3031 2741

Saiba mais em: http://goo.gl/kAjCGw 





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segunda-feira, 29 de junho de 2015

MERIDIANO DOUBLE SUITES ARPOADOR


MERIDIANO DOUBLE SUITES ARPOADOR 

Um meridional é uma referência!!
E o Meridiano Double Suítes Arpoador é forte Referência!!



Meridianos não dividem o mundo em dois. 
Eles unem o melhor de dois mundos!! 







Todo meridiano tem um antes e um depois. 
Chegou a sua vez de estar nele!! 

Cercado por praias, abençoado com o pôr do sol na Pedra. 
Ponto de encontro para muitos, reservado para poucos. 



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ARTSY LEBLON


LANÇAMENTO » ARTSY LEBLON 


Residencial com Serviço de Hotel
Apartamentos com 2 suítes com até 80 m²
Lojas no térreo com jirau.
Estacionamento coberto 1 vaga por unidade
Infra estrutura de lazer completa no PUC
Pavimento de utilização comum.
O Primeiro andar é equivalente ao quinto andar.
70 apartamentos somente 10 por andar.
Coberturas duplex
Obra por incorporação pagamento facilitado e financiamento
Unidades com vista indevassável para a Lagoa.

Estamos fazendo a pré reserva para clientes interessados.




















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A MELHOR DE TODAS AS OPORTUNIDADES!!


PREZADOS VISITANTES

ESTA OPORTUNIDADE JÁ ENCERROU.
VAMOS AGUARDAR A PRÓXIMA.




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