terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Freguesia o Bairro Nobre de Jacarepaguá


FREGUESIA - Sua História, Seu Cotidiano!!

Freguesia é um bairro da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. Faz divisa com Tanque à norte; Pechincha à oeste; Cidade de Deus, Gardênia Azul, e Jacarepaguá à sudoeste; Anil à sul, e com a Floresta da Tijuca à leste, sendo oficialmente parte de Água Santajá na Zona Norte. Em 2000 seu índice de qualidade de vida era de 0,898, o 30º melhor do Rio de Janeiro dentre 126 bairros avaliados, sendo considerado alto.


HISTÓRIA
Foi a primeira freguesia da região da Baixada de Jacarepaguá e assim, a primeira na então zona rural da cidade atual Zona Oeste, tendo sido fundada em 1661. Seu nome atual vem da antiga denominação, Freguesia de Nossa Senhora da Loreto e Santo Antônio de Jacarepaguá. Possui uma área de 1.039,61 hectares e, em 2000, sua população estimada era de 54.010 habitantes, em 2010 passou para 70.511 habitantes.



A Igreja Nossa Senhora da Penna é uma construção com 350 anos.Também é chamada de Igreja do Loreto. 
Para chegar até ela são varios os caminhos inclusive um bondinho.


Também existe uma estrada que tem até os dias de hoje o calçamento do século passado chamado pé de moleque.
O Piso bastante escorregadio em dias de chuva, quem subir de carro, precisa estar com ótimos freios.


A Igreja é um marco e motivo de orgulho dos moradores de Jacarepaguá.
Ela representa uma espécie de guardiã dos moradores!!Devido sua posição geográfica, lá do alto como se tomasse conta de todos!!



ESTRUTURA
Constituído bairro independente em 1917 até então, fazia parte do bairro de Jacarepaguá, hoje é um bairro com comércio desenvolvido, possuindo diversas galerias comerciais: 
Freguesia Center, Main Street, UNIcenter, Upside Araguaia, West Trade Center e Passarela de Jacarepaguá. e dois shoppings centers, o Quality Shopping que conta com alguns cursos,lojas, playground e teatro; e o Rioshopping com mais opções de lazer como boate, cinema e kartódromo. Representa o segundo polo econômico de Jacarepaguá, perdendo apenas para a Taquara. Possui também diversos mercados: Assaí, Mundial, Prezunic, Vianense, Armazém Urbano, Hortifruti Freguesia, Frutas da Freguesia e Freguesia Frutas & Cia.

SERVIÇOS PÚBLICOS
No Rio Shopping há um Juizado Especial Cível, Detran e uma Subseção da OAB. No campus da Universidade Estácio de Sá há também um Núcleo de primeiro atendimento da Defensoria Pública.

PADRÃO IMOBILIÁRIO
É um dos bairros que mais recebe lançamentos imobiliários no Rio de Janeiro, entre 2005 e 2010 o bairro recebeu 3.000 novos apartamentos residenciais, na sua maioria de alto padrão, e com dois e três quartos, apenas 2% dos seus imóveis são conjugados. Seus edifícios são concentrados principalmente nas ruas adjacentes ao largo do bairro, que são mais largas e próximas as saídas do bairro, como Araguaia, Joaquim Pinheiro, Três Rios e Bananal.

A revista " Veja " lançou uma matéria muito boa por sinal sobre o crescimento imobiliário no bairro onde denominou  a Freguesia como sendo "O Leblon de Jacarepaguá". "Com a construção de imóveis de alto padrão, o bairro da Freguesia desponta na região onde foi erguida uma de cada quatro novas unidades do Rio no ano passado... 
Poucas áreas do Rio sofreram uma transformação recente tão grande quanto a Freguesia, na Grande Jacarepaguá... 
Por: Thaís Meinicke 17/07/2013 às 12:00h- Atualizado em 13/05/2014 às 15:45h.




Também há um "eufórico" lançamento de lojas comerciais, na sua maioria na Estrada dos Três Rios. Mesmo assim, conserva suas diversas casas amplas e confortáveis com jardins e piscina, principalmente nos condomínios afastados das áreas comerciais e verticalizadas, já mais próximas à floresta da Tijuca. Ao longo da Estrada do Pau-Ferro, Rua Geminiano Góis, Estrada do Bananal, Estrada do Quitite e Estrada da Uruçanga, destacam-se condomínios Paraíso, Suíça Carioca, II Suíça, Eldorado, Capim Melado, Vilarejo, Pedras Douradas, Vale do Pau-Ferro, Vale Real, Franz Post, Bosque do Sabiá, Colina das Acácias, Colina Verde e Vivendas da Serra.



LOCALIZAÇÃO
É um centro imobiliário e valorizado na região, considerada o único bairro nobre da Zona Oeste, que não é vizinho à Barra da Tijuca, devido a seus imóveis de alto padrão e à proximidade da Auto Estrada Grajaú-Jacarepaguá acesso à Grande Tijuca e Zona Central e à "Linha Amarela" acesso à Barra da Tijuca, Ilha do Governador e Subúrbio, que conferem ao bairro uma privilegiada localização.



EDUCAÇÃO
Colégios: Instituto Nossa Senhora da Piedade - Estr. do Pau Ferro, Intellectus, Ponto de Ensino, Bahiense, Luiz de Camões, Nossa Senhora da Piedade II, Colégio e Curso Ícaro, Primus, Garriga, Santa Mônica, etc. 
Campo Universitário: Cândido Mendes, Estácio de Sá, Faculdade Signorelli, Gama Filho, Universidade Silva & Souza, e Faculdades Integradas de Jacarepaguá.

Instituto Nossa Senhora da Piedade - Estr. do Pau Ferro


SAÚDE
Ao redor do Largo da Freguesia existem diversas clínicas e consultórios, além do bairro contar com um hospital da Rede D'or, o Rios D'or, situado na Estrada dos Três Rios, e o Hospital e Maternidade Amiu. Próximo a essa estrada se encontra o Hospital Federal Cardoso Fontes localizado na Avenida Menezes Cortes, inicio da auto estrada grajaú-jacarepaguá.

SEGURANÇA
É um bairro tranquilo, onde pode-se andar pelas ruas a qualquer hora do dia, é bem policiado pois fica próximo ao 18º Batalhão que se localiza na Estrada do Pau-Ferro na altura do Pechincha, além disso o policiamento dos arredores foi reforçado em consequência da instalação da UPP na Cidade de Deus. Existe apenas uma pequena comunidade no final da Rua Tirol, onde não há confrontos armados como em outros locais do Rio de Janeiro.

GASTRONOMIA
Possui diversos bares e restaurantes fortemente frequentados pelos moradores do bairro, sendo um emergente bairro boêmio da cidade. Há um projeto em tramitação de transformar o trecho das ruas Araguaia, Xingu, Ituverava e o Largo do Anil (limite do bairro) em um pólo gastronômico, de acordo com reportagem do jornal o globo. Nesse trecho existem 25 restaurantes catalogados, como Baixo Araguaia, Bartekim, Espaço Carioca, Taboca Rio, Espetto Carioca, Manoel & Juaquim e Revolution Pub.

PARQUE MUNICIPAL
Possui uma reserva ecológica, o Bosque da Freguesia, local tranquilo e arborizado ótimo para fazer caminhadas junto à natureza.


O Bosque da Freguesia, situado na APA do bairro de mesmo nome, em Jacarepaguá, Rio de Janeiro, trata-se uma área de 310 mil metros quadrados, criada pela Prefeitura municipal carioca em 1992 e uma das poucas reservas florestais ou áreas voltadas ao lazer oficialmente protegidas ou tombadas por Lei na imensa região da baixada de Jacarepaguá. Os sub-bairros de Gardênia Azul e Anil são vizinhos ao parque, o qual é delimitado pelo Rio Sangrador, área de fundos do RioShopping Jacarepaguá e as Estradas do Gabinal, Estrada do Caribú e Tenente Coronel Muniz Aragão popular 'Estrada do Capão'. Seu principal acesso se dá por esta última.


É uma área à disposição do público das terças a domingos, das 7h às 17h.
 Cortado por 2,5 km de alamedas e trilhas ideais para tranqüilas caminhadas.
É notória a presença de pequenos répteis e mamíferos nativos da mata atlântica como o caxinguelê.
Quem quiser um pouco mais de agitação pode participar da programação esportiva e de entretenimento oferecida pela Prefeitura: Shiatsu, Reik, Tai chi chuan, Ioga e Dança do Ventre e de Salão, entre outras. Há também um campo de futebol e uma quadra polivalente. A segurança é feita pela Guarda Municipal ou os recém terceirizados. A tranqüilidade é garantida pela imensa área verde que deixa do lado de fora o burburinho do bairro. O Bosque, por estar situado em região de grande crescimento e valorização, é alvo da especulação imobiliária, haja vista um polemico projeto tramitando na Câmara do Município para criação de uma avenida em área marginal ao bosque.

Fonte: Wikipédia 




Contatos:
Site  /  Blog  /  Facebook 
Fellipe Gabriel (21) 99999-8941 // 96406-5993 


Licenciado para Click Brasil Imóveis » Copyright © 2014 » Todos os Direitos Reservados.

Designer by Divulgo & Compartilho 

Nenhum comentário:

Postar um comentário