Tijuca, é um bairro de classe média e classe média-alta da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. Seu índice de qualidade de vida no ano 2000, era de 0,887, o 18º melhor do Rio de Janeiro, dentre 126 bairros avaliados, sendo considerado alto. Segundo dados de 2010, possuí 163 805 habitantes . Está entre os bairros mais antigos, tradicionais e populosos da capital carioca.
O nome "Tijuca" tem origem na língua tupi e significa "água podre", de ty ("água") e îuk ("podre"). O nome, porém, se refere principalmente à região da Lagoa da Tijuca, que possui muito mangue e água parada e que está separada do atual bairro da Tijuca pelo Maciço da Tijuca. O bairro atual da Tijuca ficava no caminho para a Lagoa da Tijuca, razão pela qual acabou por adquirir o nome dessa lagoa.
Vista Aérea do Pico da Tijuca Mirim - RJ
Logo após a vitória dos portugueses sobre os franceses no episódio da França Antártica, em 1565, a região do atual bairro da Tijuca foi ocupada pelos padres jesuítas, que, nela, instalaram imensas fazendas dedicadas ao cultivo da cana-de-açúcar. Nessa época, foi construída uma capela dedicada a São Francisco Xavier que deu o nome à fazenda dos jesuítas mais próxima do Centro da cidade: a Fazenda de São Francisco Xavier. Em 1759, com a expulsão dos jesuítas do Brasil pelo Marquês de Pombal, as suas fazendas foram vendidas a centenas de novos sitiantes.
A região passou a caracterizar-se pelas suas chácaras e, a partir do século XX, passou a ser um bairro tipicamente urbano.
Ainda assim, possui a terceira maior floresta urbana do mundo, a Floresta da Tijuca, plantada por determinação de dom Pedro II na segunda metade do século XIX pelo major Archer em terras de café desapropriadas, para combater a falta de água que se instalara na então capital do império. Trata-se de uma floresta secundária, uma vez que é fruto de um replantio, compreendendo espécies que não são nativas da mata atlântica, a cobertura vegetal original.
Contando mais um pouquinho da historia passada do bairro...
Data de 1859 até 1866 o funcionamento pioneiro da primeira linha de transporte em veículos sobre trilhos no Rio de Janeiro, com tração animal, anterior ao bonde elétrico, ligando o Largo do Rocio (a atual Praça Tiradentes) ao Alto da Boa Vista.
E quem nunca ouviu falar do Bonde Alegria?
Este bonde se tornou famoso na epoca;
Ceda um lugar no seu colo….
ou então
A senhora pode vir, o engate está livre….
Parodiando o mestre J. Carlos em suas charges sobre os bondes lotados.
O bonde Alegria colocando gente pelo ladrão, em foto de 1956.
O bairro abriga Educandários Tradicionais da cidade, como o colégio Pedro II, que teve instalada a sua primeira unidade de externato na Tijuca em 1858;
o Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro, fundado em 1880 como a então Escola Normal do Município da Corte, formando educadoras - as "normalistas";
o Colégio Militar do Rio de Janeiro - a Casa de Tomás Coelho, formando gerações de cidadãos e líderes desde 1889;
o Colégio Marista São José, fundado em 1902 pelos irmãos Maristas;
o Colégio Batista Shepard, fruto do idealismo de três pessoas: Dr. A. B. Deter, Sr. W. C. Canadá e Dr. John J. Watson Shepard, este que o dirigiu inicialmente, entre outros colégios e universidades.
Há importantes construções históricas como a Igreja de São Francisco Xavier,
a Igreja de São Sebastião dos Capuchinhos,
as Igrejas de Santo Afonso, Santa Teresinha e a dos Sagrados Corações, o palácio dos Bianca, uma vivenda majestosa construída na década de 1920 pela família espanhola Bianca, recentemente tombada pelo patrimônio histórico e convertida no centro de referência da Música Carioca da Prefeitura do Rio.
as Igrejas de Santo Afonso, Santa Teresinha e a dos Sagrados Corações, o palácio dos Bianca, uma vivenda majestosa construída na década de 1920 pela família espanhola Bianca, recentemente tombada pelo patrimônio histórico e convertida no centro de referência da Música Carioca da Prefeitura do Rio.
a Casa Granado, um tradicional estabelecimento de comércio farmacêutico fundado em 1870 e que funciona até hoje, entre outros.
TIJUCA - CULTURA
Teatros: A Tijuca é o único bairro da Zona Norte a possuir vários teatros, obtendo o mesmo nível de acesso cultural que a Zona Sul da cidade.
Há sete Teatros no bairro: Centro Cultural do Balé, Centro Coreográfico do Rio, Teatro Henriqueta Brieba, Teatro SESC, Teatro Ziembeski, e Teatro Max Nunes, na sede do America e o Teatro do Clube Municipal.
Cinema: Possui as salas da rede Kinoplex no Shopping Tijuca.
Museu: Espaço Ciência Viva
Rio Música: exposição interativa sobre 500 anos de música no Rio - no Centro Municipal de Referência da Música Carioca Artur da Távola (Rua Conde de Bonfim, 824)
E finalizando os detalhes do bairro Tijuca, não podemos deixar de falar nas Escolas de Samba que tanto alegram nosso carnaval e de muitos turistas.
Na Tijuca, se localizam as escolas de samba Acadêmicos do Salgueiro, fundada em 1953, fundindo 3 escolas do bairro, baseada no morro de mesma denominação, Acadêmicos do Salgueiro e Império da Tijuca ainda possuem seus grêmios recreativos no bairro; a Unidos da Tijuca devido a má localização da quadra do Borel está sediada no bairro Santo Cristo porém a escola segue representando a Tijuca.
a Unidos da Tijuca, esta fundada em 31 de dezembro de 1931, com três campeonatos e dois vice-campeonatos em sua trajetória, baseada no morro do Borel, e
a Império da Tijuca, fundada em 1940, baseada no morro da Formiga.
Acadêmicos do Salgueiro e Império da Tijuca ainda possuem seus grêmios recreativos no bairro;
E tambem mencionar alguns Tijucanos Ilustres, muitos são conhecidos internacionamente:
Aldir Blanc (compositor)/Bia Seidl (atriz)/Carol Nakamura (atriz)/Cláudia Jimenez (atriz)/Ed Motta (músico)/Erasmo Carlos (músico)/Flávia Alessandra (atriz)/Gabriel o Pensador (rapper)/Gonzaguinha (músico e poeta)/Ivan Lins (músico)/José Guilherme Merquior (diplomata)/Jorge Ben Jor(músico)/José Trajano (jornalista)/Milton Nascimento (músico)/Mário Zagallo (futebolista)/Lamartine Babo (compositor)/Luiz Paulo Conde (arquiteto e ex-prefeito)/Roberto Marinho (empresário)/Thiago Lacerda (ator)/Tim Maia (músico)/Tom Jobim (músico)
Realmente este bairro possue muitas histórias para contar!!
Se você gosta da Tijuca, não deixe de visitar os imóveis da Zona Norte
Contatos:
Fellipe Gabriel (21) 99999-8941 // 96406-5993
Licenciado para Click Brasil Imóveis » Copyright © 2014 » Todos os Direitos Reservados.
Designer by Divulgo & Compartilho
Nenhum comentário:
Postar um comentário