quinta-feira, 10 de setembro de 2015

BICICLETAS OU BIKES


Buscar o significado pleno das palavras auxilia a conquistar melhor compreensão de tudo o que elas tocam, encerram, explicitam ou alcançam. No título deste texto ousamos colocar intrínseco ou nas entrelinhas, a expressão “combinação perfeita” arriscando-nos ao exagero. Mas, como escrever é uma aventura, faço votos que ao final da leitura tanto quem a leu quanto quem a produziu possam sorrir, de acordo.

O verbo “combinar” pode ser compreendido de inúmeras formas, tais como a ação de condizer, compatibilizar, adaptar, associar ou mesclar, enfim. Já o adjetivo “perfeito” remete à qualificação primorosa, ideal, sem arestas, sem retoques ou absoluta de algo, alguém ou alguma coisa.

A combinação perfeita anunciada para a tríade ‘pessoas, cidade e bicicleta’ pode ser interpretada como o mais harmonioso arranjo produzido para contemplar, entre tantas coisas, os deslocamentos, a saúde, o lazer, o esporte, a cultura, a solidariedade, bem como a inteligente forma de conservar a diversidade socioambiental para o hoje e para o futuro próximo (leia-se sustentabilidade).
É possível dizer, então, que tal combinação contempla a vida em todas as suas dimensões.


Jimmy Kuehnle - Artista cria bicicleta invisível.

A escolha das pessoas pela bicicleta é uma ação plena de sabedoria, porém, passa, muito especialmente, pela prática, pela experiência. Não existe teoria sem prática.
Por exemplo, se a Associação Transporte Ativo, do especialista Zé Lobo, consegue desenvolver avanços superiores em mobilidade em Copacabana, Rio de Janeiro
veja sobre as Ciclo Rotas em ta.org.br , e se ampliam os resultados destas práticas chegando tal conhecimento a outras partes do país, é fato que estão gerando conhecimento de alto nível, mas também é posto que os impactos disto estarão intimamente ligados à geração de felicidade, de paz e de bem-estar para aquelas comunidades. 

Quando se pensa em mobilidade por bicicleta, afeta-se substancialmente pessoas, tanto as que pedalam quanto as que ainda não. 

Sabe, é um caso daqueles que Vandré tão bem decantou: “...quem sabe faz a hora, não espera acontecer...”, e como bem ensina Zé Lobo em suas palestras Brasil adentro e afora, quem ainda não se deu conta de que a bicicleta já não é o veículo alternativo, e sim, o carro, esta pessoa ainda se encontra no século XX.

Cidades grandes estão precisando se adequar a esta tendência que só traz benefícios à toda população!


Cidades em pleno desenvolvimento como no caso de Garopaba, podem estruturar-se antes de haver necessidade de adequações. Beneficia a todos! Motoristas, Ciclistas, comerciantes, melhora a saúde e qualidade de vida dos indivíduos, estimula turismo de qualidade...
#bikesvscarros #voudebike #ciclofaixasgaropaba #compartilhe

Pessoas, Cidade, Bicicleta - Uma Combinação Perfeita!

Há muito a comemorar, historicamente, pois enquanto fenômeno social global o movimento pela bicicleta tem alcançado proporções inimagináveis e em uma velocidade vertiginosa, graças, em parte, às mídias sociais. Mais ainda, o caráter de humanização do cotidiano, das cidades e das relações, por conta da experiência única proporcionada sobre a bicicleta, surpreende até aos mais experientes.

Nada tem mais compatibilidade com a mobilidade humana do que a bicicleta. E na mobilidade humana, nada consegue transformar mais seu usuário em uma pessoa melhor do que a bicicleta. 


A combinação perfeita vai muito mais além dos benefícios individuais aos ciclistas, melhor saúde, aumento da estima, bem-estar em alta, diminuição da ociosidade, integração social, economia.

Alcança proporções globais quando se tem em mente a “pegada de carbono” que é a medida do impacto das atividades humanas sobre as emissões de gases do efeito estufa, ou seja, condiz com a quantidade de dióxido de carbono equivalente liberada na realização de cada atividade, principalmente pela diminuição da dependência de combustíveis fósseis, leia-se, o uso indiscriminado e egoísta do automóvel.



Falando-se em sustentabilidade, não se pode esquecer que a chave para ela, em realidade, é a humanização do desenvolvimento humano. Uma invenção tão fantástica quanto a bicicleta promove uma das mais democráticas formas de humanizar o fazer humano (entenda-se: os deslocamentos, a produção cultural, a integração social, a qualificação econômica, etc), possibilitando que, de fato, a coexistência humana seja mais sustentada por práticas coerentes e sensatas de existir.

Fonte: Revista Bicicleta 



Contatos:
Site  /  Blog  /  Facebook 
Felippe Gabriel (21) 99999-8941 // 96406-5993 // 3259-5522

Click Brasil Imóveis » Copyright © 2014 » Todos os Direitos Reservados.

Designer by Divulgo & Compartilho 



Nenhum comentário:

Postar um comentário