segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Angra dos Reis



Angra dos Reis é um município brasileiro situado no sul do estado do Rio de Janeiro. Localiza-se a uma altitude média de seis metros e possui, em seu litoral, 365 ilhas. Antes da chegada dos europeus, era habitada por tribos indígenas tupinambás. Foi descoberta pelos portugueses em 6 de janeiro de 1502, sendo colonizada apenas a partir de 1556. Sua população, aferida no Censo de 2010, era de 169.270 habitantes.

Possui uma área de 816,3 km². Os municípios limítrofes são Parati, Rio Claro e Mangaratiba, no território fluminense e Bananal e São José do Barreiro, no lado paulista.

Após 1872, entrou em decadência com a inauguração das estradas de ferro. Voltou a ocupar posição de destaque, a partir de 1928, quando um ramal da Rede Mineira de Viação a ligou aos estados de Minas Gerais e de Goiás, por ele escoando sua produção agrícola. O ramal ferroviário, em bitola métrica, ainda existe, sendo operado atualmente pela Ferrovia Centro-Atlântica, estando em recuperação devido aos deslizamentos de terra nos últimos anos.

Em meados do século XX, tornou-se crucial na implantação da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), em Volta Redonda, sendo o porto por onde a mesma era abastecida de carvão de coque proveniente de Santa Catarina. Atualmente, a empresa também utiliza o porto para exportar aço.

Sua importância actual dá-se pelo fato de ter, como instalação subordinada, o terminal marítimo da Baía da Ilha Grande (TEBIG), da Petrobras, localizado na região da Ponta Leste. O terminal movimenta grandes quantidades de petróleo e posiciona o Porto de Angra como um dos mais movimentados do país. Além disso, sedia atualmente as únicas usinas nucleares em funcionamento no Brasil.



Hoje em dia, devido à beleza de suas praias e das regiões próximas, Angra virou ponto forte do turismo não só estadual, mas também nacional. Possui 365 ilhas, muitas delas tendo por donos celebridades nacionais e internacionais, sendo a maior de todas denominada de Ilha Grande.


A maior parte da cidade é cercada por morros, o que contribuiu para que, no início de 2010, várias residências e pousadas sofressem com os efeitos de deslizamentos 7 principalmente na Ilha Grande. Segundo o censo 2010, em Angra cerca de 36% de sua população vive em favelas, situados em morros ou áreas de mangues.Isto coloca o município em décimo lugar das cidades brasileiras, no que tange a proporção de domicílios em favelas do país.


ANGRA DOS REIS E ILHA GRANDE


Uma paisagem do mar e da montanha ao mesmo tempo não é comum e que nunca iremos esquecer. 

HISTÓRIA

Uma expedição portuguesa comandada por Gonçalo Coelho, chegou, em 6 de janeiro de 1502, a uma baía ou angra que a todos encantou. Batizaram-na, então, de Angra dos Reis, em homenagem à visita dos Três Reis Magos ao menino Jesus, que é comemorada nesse dia. A vila ali construída recebeu inicialmente o nome de Vila dos Três Santos Reis, depois Vila de Angra dos Reis e finalmente Angra dos Reis.

CRONOLOGIA HISTÓRICA
1502 - Chegada da expedição portuguesa de Gonçalo Coelho
1532 - A expedição colonizadora portuguesa de Martim Afonso de Sousa passou por Angra dos Reis.
1552 - Hans Staden, aventureiro alemão, visita a aldeia tupinambá de Ariró12
1556 - Fundação do povoado pelos filhos do capitão-mor Antônio de Oliveira
1559 - Colonização da Ilha Grande pelo doutor Vicente da Fonseca
1560 - O governo da metrópole reconheceu o povoado
1593 - Criação da paróquia dos Santos Reis Magos da Ilha Grande por Carta Régia de Filipe I de Portugal e II de Espanha
1608 - Elevação da paróquia à categoria de vila, chamada vila da Ilha Grande
1632 - Imagem de Nossa Senhora da Conceição chegou em Angra dos Reis e tornou-se a padroeira da cidade
1835 - Em 28 de março, a vila da Ilha Grande foi elevada à categoria de cidade pela lei provincial número seis com a denominação de Angra dos Reis
1871 - Construção do Paço Municipal (atual prefeitura)
1959 - Fundação da Verolme Estaleiros Reunidos pelo empresário neerlandês Cornelis Verolme.
1972 - Construção da usina Angra I e abertura da rodovia Rio-Santos
1977 - Inauguração do terminal petrolífero da Baía da Ilha Grande.
1985 - Construção da usina Angra II
1993 - Os índios guaranis procedentes do estado de Santa Catarina conseguem a regularização da Aldeia Bracuí, nos arredores de Angra dos Reis.
2002 - Deslizamento de terra e inundações atingiram a cidade, deixando, aproximadamente, trinta mortos.
2010 - Maior desastre natural registrado na cidade desde o descobrimento pelos portugueses deixou 55 mortos em desabamentos e desmoronamentos de terra devido às chuvas fortes e de longa duração.


VISTA DE ANGRA - BAIA DA ILHA GRANDE


ECONOMIA
As usinas nucleares da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto situam-se em Angra dos Reis, no distrito de Mambucaba e são responsáveis pelo fornecimento de grande parte da energia elétrica consumida no estado do Rio de Janeiro.

Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto

As atividades econômicas giram em torno da pesca, de atividades portuárias, da geração de energia nas usinas Angra I e Angra II, de comércio e de serviços, da indústria naval — estaleiro Keppel Fels, antigo Verolme — e também do turismo, em suas praias, ilhas e locais de mergulho submarino, principalmente na Ilha Grande.

A cidade conta com as principais redes do varejo, como Casas Bahia, Ponto Frio, Casa & Video, Lojas Cem, Lojas Americanas, Leader entre outros. Angra possui dois shoppings, o maior deles, o Shopping Pirata's Mall com quatro lojas âncoras e 2 salas de cinema 3D e o Angra Shopping, com uma loja âncora e duas salas de cinema.


EDUCAÇÃO

Colégio Naval de Angra dos Reis

No ensino médio, Angra dos Reis possui uma escola entre as melhores do Brasil. No ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2007, o Colégio Naval ficou em 12º lugar entre as escolas públicas.

ESPORTE
Futebol
O município tem uma agremiação esportiva de futebol com o seu nome, o Angra dos Reis Esporte Clube. O time foi Campeão Estadual da Terceira Divisão, em 1999 e Vice-Campeão Estadual da Segunda Divisão em 2003.

Taça Aniversário da Cidade
A Taça Aniversário da Cidade é um evento tradicional que acontece todo mês de janeiro. Tem como finalidade estimular a prática desportiva, proporcionar momentos de lazer viabilizando o entretenimento da população e o intercâmbio esportivo com atletas de renome no cenário esportivo do Estado.

Vela
Por ser uma cidade litorânea, Angra tem tradição na vela. Desde 1997, todo ano é realizada a Semana da Vela de Angra dos Reis. 




O evento tem organização e responsabilidade técnica do ICAR
Iate Clube de Angra dos Reis, apoio técnico da FARVO. 
Flotilha de Angra dos Reis de Veleiros de Oceano e ABVO - Associação Brasileira de Veleiros de Oceano.



O velejador angrense Daniel Rabha Nunes Santiago conquistou uma medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos Rio-2007 junto a sua equipe formada também por Mauricio Santa Cruz, Carlos Jordão e Alexandre Silva. O ouro para o Brasil veio na classe J-24 na tarde de 28 de agosto. Daniel e seus companheiros de equipe conquistaram o primeiro Campeonato Mundial em 2006 na Austrália. O bicampeonato foi conquistado em março de 2007 na cidade Puerto Vallarta (México), da qual Angra dos Reis é irmanada desde 2002.



ANGRENSES NOTÁVEIS

Lopes Trovão, ex-médico, jornalista e político

Miguel Nunes Vidigal, militar da antiga Guarda Real de Polícia,
atual Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro

Raul Pompeia, escritor

Sebastião Pinto do Rego, ex-sacerdote e oitavo bispo de São Paulo
Valério Vieira, pintor


Referências: Trechos Wikipedia 


Veja um pouco mais das belezas de Angra e que voce pode
tranquilamente curtir tudo isto com a sugestão abaixo:

Angra One Você Vai Morar No Paraíso !!


Em algumas ilhas de Angra você vai ter o prazer de almoçar em um restaurante montado a beira da praia, um delicioso peixe assado na brasa, acompanhado de frutos do mar e com os pés na areia curtindo um lazer natural e belissimo de acordo com os hábitos do local..






Contatos:
Site  /  Blog  /  Facebook 
Fellipe Gabriel (21) 99999-8941 // 96406-5993 

Licenciado para Click Brasil Imóveis » Copyright © 2014 » Todos os Direitos Reservados.





Nenhum comentário:

Postar um comentário