quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Data Comemorativa da Abertura dos Portos Brasileiros


No dia em que se comemora a abertura dos portos brasileiros ao comércio exterior,
nada mais justo que homenagearmos a nossa Região Portuária.
Data Comemorativa: 28/01/2105

A área está passando por uma grande revitalização e, sem dúvidas, merece esse presente. 


Com os novos ares do Porto, estamos ganhando um polo de cultura e lazer da cidade!  


Extensão do Cais: 6.740 m
Armazéns: 10 (65.367 m²)
O Porto do Rio de Janeiro é um porto da cidade do Rio de Janeiro,
capital do estado homônimo, Brasil. 
Seu cais compreende as orlas marítimas do Centro e dos bairros da Gamboa,
Saúde, Santo Cristo e Caju.

CARACTERISTICAS PASSADAS
O Porto do Rio de Janeiro atende aos estados do Rio de Janeiro, São Paulo,
Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia e sudoeste de Goiás, entre outros.

É um dos mais movimentados do país quanto ao valor das mercadorias e à tonelagem.
Minério de ferro, manganês, carvão, trigo, gás e petróleo são os principais produtos escoados.


Administrado pela Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ),
conta com 6.740 metros de cais contínuo e um píer de 883 metros de perímetro,
que compõem os seguintes trechos:
Cais Mauá com 35.000 m² de pátios descobertos.
Cais da Gamboa com 60.000 m² de área coberta em 18 armazéns e
pátios com áreas descobertas de aproximadamente 16.000 m² .
Cais de São Cristóvão com 12.100 m² em dois armazéns cobertos
e uma área de pátios com 23.000 m² .
Cais do Caju e Terminal de Manguinhos.

Existem ainda dez armazéns externos, totalizando 65.367 m², e oito pátios cobertos (11.027 m²), com capacidade de estocagem para 13.100 toneladas, além de outros terminais de uso privativo na Ilha do Governador (exclusivo de Shell e Esso), na baía de Guanabara (Refinaria de Manguinhos) e nas ilhas d’Água e Redonda (Petrobras).

Antigo Cais do Porto com seus armazéns e sem a Perimetral


HISTÓRIA
Em princípios do século XX, os serviços de expedição de mercadorias para o exterior e para os estados brasileiros por via marítima e do recebimento das provindas de fora, por mar, eram efetuadas geralmente por meio de saveiros que atracavam em pontes quase todas de madeiras, “piers” ou cais de pequeno calado d’água; apenas algumas dessas construções acostavam vapores de pequena cabotagem.
Todas as mercadorias importadas e a bagagem dos passageiros, sujeita ao fisco aduaneiro e passivas de imposto, vinham, transportadas em saveiros, descarregar na doca da Alfândega para os armazéns que a guarneciam pelo lado de terra; exceto os gêneros despachados sobre água, que seguiam para os trapiches ou outros destinos, o carvão de pedra era descarregado na Estação Marítima da Estrada de Ferro Central do Brasil, ou para depósitos de importadores, como o da Ilha dos Ferreiros, pertencentes à "Brasilian Coal" e dotado de ponte de descarga alcançando fundos de 6 metros em águas médias.


Os serviços de inflamáveis e de corrosivos faziam-se em trapiches sitos na Ilha dos Melões, ao Sul da enseada de São Cristóvão. Mais além da margem da enseada, bordadas pelas praias das Palmeiras e de S. Cristóvão,
estavam instaladas a "Companhia Luz Stearica" e estâncias de madeira.

Entre esses estabelecimentos comerciais e industriais com servidão sobre as águas da baía, que em número considerável achavam-se disseminados pelo litoral, compreendidos entre o trapiche Mauá, separados do Arsenal de Marinha por uma estreita rua e pela Ilha dos Melões e medindo cerca de 4.800 metros (segundo os contornos revestidos de pedra), havia apenas alguns estabelecimentos dotados de obras marítimas construídas com maior solidez e eficiência, admitindo a acostagem de embarcações de calado superior a 5 metros.


PORTO MARAVILHA - RIO DE JANEIRO



Operação Urbana Porto Maravilha - Novo Vídeo Institucional



Contatos:
Site  /  Blog  /  Facebook 
Fellipe Gabriel (21) 99999-8941 // 96406-5993 
pfelippe.brasil@uol.com.br // pfelippe.brasil@gmail.com


Licenciado para Click Brasil Imóveis » Copyright © 2014 » Todos os Direitos Reservados.

Designer by Divulgo & Compartilho



Nenhum comentário:

Postar um comentário